Ghee é uma forma clarificada de manteiga que é bastante popular na culinária indiana e também do Sudeste Asiático há milhares de anos. Tem inúmeros benefícios, incluindo maior densidade nutricional do que a manteiga e mais versatilidade ao ser usado na cozinha.
Será que o ghee de vacas criadas soltas (grassfed) é melhor do que a manteiga deste mesmo tipo de animais? Nem sempre. Dependendo da situação, convém usar o ghee em vez da manteiga, ou vice-versa. Ambos são excelentes, e convém ter os dois na sua cozinha.
Abaixo, você aprenderá mais sobre o ghee – o que é, o que ele faz por você e como pode usá-lo.
Ghee é mais rico em nutrientes do que a manteiga
Um ghee de qualidade ideal tem uma coloração amarelo alaranjada forte que reflete seu alto teor de vitamina A. Também contém boa dose das vitaminas D, E e K, e tem duas vezes mais ácidos graxos de cadeia curta e média do que a manteiga. Além disso, o ghee contém mais butirato, uma gordura anti-inflamatória que mantém seu intestino e metabolismo em boa forma [1].
O Ghee da Puravida é particularmente rico em nutrientes porque vem de vacas criadas soltas, que comem capim. Vacas que comem ração de milho e soja transgênicas não apenas poluem seu sangue, sua gordura e seu leite com resíduos de pesticidas, mas geram manteiga de qualidade bem inferior, com densidade nutricional e perfil de ômegas bem diferente do que seria natural e ideal.
Ghee virtualmente não contém caseína ou lactose
A manteiga é quase que gordura pura, mas ela tem vestígios de caseína e lactose, as duas partes lácteas que com frequência causam alergias. A caseína é o que dá aquela maravilhosa cremosidade esbranquiçada à manteiga. Mas alguns organismos tem problemas com a a caseína.
O ghee possui apenas microtraços de caseína nem lactose, significando que mesmo pessoas muito sensíveis a laticínios podem comê-lo normalmente (mas não os alérgicos). Ele se mistura bem ao Bulletproof Coffee (veja receita abaixo) e é um bom substituto para a manteiga na maioria das receitas, embora seja mais gorduroso do que a manteiga e possa alterar ligeiramente a consistência de um prato.
O ghee é ótimo para ir ao fogo
O ponto de fumaça determina até qual temperatura você pode cozinhar uma gordura antes que ela oxide e se transforme em algo nocivo. A manteiga oxida a 176ºC porque a caseína e a lactose começam a queimar. O ghee, por outro lado, é uma das gorduras mais estáveis de que se tem notícia. Pode ser aquecido a 250ºC, sendo ideal para frituras ou para assados – muito melhor do que a manteiga ou o azeite de oliva. Neste sentido, é melhor para cozinhar que o Óleo de Coco, uma segunda excelente opção.
O ghee tem um aroma com traço de nozes e tem um gosto mais amanteigado que a própria manteiga. Mistura-se bem a temperos fortes, razão pela qual é um alimento básico na culinária indiana e tailandesa. O ghee também extrai sabores solúveis em gorduras e nutrientes dos condimentos quando colocados juntos ao fogo. É ideal para curries, molhos e outros pratos de cozimento lento ou brando. É também ótimo quando espalhado sobre vegetais com um pouco de sal.
E você não precisa levá-lo à geladeira. Mantém-se bem se armazenado fora da geladeira e dura dezenas de anos. Sim, dezenas de anos.
Como o ghee é feito?
É relativamente fácil. Ao cozer a manteiga em fogo bem baixo por um tempo, a água e as proteínas lácteas sobem, e a gordura pura e clarificada fica no fundo. Retire com uma escumadeira a água e a proteína e restará o ghee – uma forma concentrada e clarificada de manteiga.
Você pode tentar fazer seu próprio ghee em casa. Comece com uma manteiga de alta qualidade de vacas criadas soltas e que comem capim. Procure por esta qualidade, faz a diferença. Você consegue isto comprando de pequenos produtores ou sítios. É o que fazemos.
Cozinhe em fogo brando a médio por 15-20 minutos, então deixe esfriar por 2-3 minutos. Escorra a água e passe a proteína e a gordura restantes por uma peneira de tecido queijeiro de linha dupla. A gordura passará, mas a proteína láctea não.
Experimente o Ghee Grassfed da Puravida e veja o que acha. Fica delicioso nesta receita de curry verde:
Curry verde tailandês Bulletproof
Para 2 a 4 pessoas
Pasta de curry:
- 3-8 pimentas tailandesas frescas, talos removidos (se usar 3, ficará com picância suave; 8 ficará apimentadíssimo)
- 1 caule de erva-limão (só a parte branca)
- 4 dentes de alho
- lascas de gengibre fresco, descascado
- suco de um limão
- um punhado de folhas de manjericão
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de óleo de coco
Base:
- 2 colheres de sopa de Ghee
- 1 cebola picada (opcional; não use se for sensível a ela)
- 1 vidro de leite de coco gordo (livre de goma guar, se achar)
- ½ copo de caldo de legumes
- Sal rosa do Himalaia ou sal marinho, a gosto
Peixe:
- 230 g de peixe em cubos. Vegetariano? Use grão de bico pré cozido.
Vegetais (opcional):
- Brócolis
- Couve-flor
- Cenoura
Instruções:
- Coloque todos os ingredientes da pasta de curry, exceto o suco de limão, em um processador de alimentos ou liquidificador, e bata até ganhar consistê
- Derreta 1 colher de sopa de ghee em uma caç Acrescente o peixe ou o grão de bico e cozinhe ligeiramente. Remova e reserve.
- Acrescente a pasta de curry e o ghee restante à caç Cozinhe em fogo médio por 2-3 minutos.
- Acrescente a cebola (opcional) e cozinhe por 5-10 minutos.
- Acrescente metade do leite de coco. Cozinhe em fogo brando destampado por 10 minutos. O curry deve começar a engrossar.
- Acrescente o coco de leite restante, o caldo de galinha, os vegetais e a carne. Cozinhe em fogo brando por mais 3-4 minutos. Sal a gosto. Acrescente o suco de limão ao final do cozimento.
Sirva o curry por cima do arroz branco para um dia de dieta com mais carboidrato, ou em menos quantidade para um dia de dieta com pouco carboidrato. Experimente acrescentar duas ou três vagens de cardamomo recém-partidas ao arroz antes de levar ao fogo. Isso dará ao arroz um sabor sutil – e as vagens de cardamomo subirão ao final do cozimento, de modo que você poderá retirá-las com uma concha
Você pode obter o Ghee Grasfed da Puravida AQUI. Agradecemos a leitura e tenham uma boa semana!
Olá, deixe seu comentário para Ghee versus Manteiga: Qual é o Melhor?